Uber vs Táxis – como acabar com esta guerra?

A regulação brasileira cria problemas desnecessários, e este caso é um bom exemplo. Tanto táxi quanto Uber tem sua parcela de razão. Ambos são vítimas de um sistema ineficaz e injusto.

A raiz do problema é a regulação dos táxis. Não há necessidade disto existir. Pense comigo: é realmente necessário enfrentar um processo demorado e caro só para poder fazer corridas? Tá na cara que não. São essas barreiras que impedem muitos brasileiros de ter acesso ao mercado de trabalho, justamente por não poder empreender, e que consequentemente priva a população de ter mais serviços.

Só quem sai ganhando é o governo que lucra financeiramente e politicamente com a indústria da burocracia. Para quem não entendeu o politicamente, eu explico. Você sabia que a concessão de novas placas é feita pelo poder público através da câmara municipal? Você sabe quais são os critérios para se ter um licença? Pois é. Com o Uber é diferente, basta ter um carro, carteira de motorista e pronto, é disto que precisamos: simplicidade.

Eu falei que ambos tem sua parcela de razão, e têm. De um lado temos os taxistas que adquiriam uma concessão, que não deveria ser vendida, mas que compraram. Do outro, temos os uberistas que têm o direito de empreender, mas que são tolhidos pela burocracia. Resolver isso requer algo muito raro na política nacional: coragem para fazer o que é certo.

O governo deveria fazer uma recompra de monopólio e indenizar os taxistas, ou seja, comprar de volta a concessão. Dessa maneira todos poderiam entrar no mercado para benefício geral da população, tanto dos que oferecem quanto dos que usam. Teríamos táxis, vans e tantas outras coisas que a criatividade permite inventar.

E como fica a regulação? Não teríamos que ter alguma? Bem, até poderíamos, mas tem que ser a mínima possível, quase que simbólica, tipo uma “taxinha” de registro, nada mais. Uma taxa protegida por uma legislação que impeça aumentos arbitrários, como sempre fazem quando estão com problemas financeiros.

Lembro que a questão táxi/uber é um dentre os milhares de problemas causados pela intervenção estatal. Mas isto é assunto para outro artigo.

 

Lourival Souza é presidente do Expresso Liberdade,  colaborador da Associação Cultural São Thomas More e mestrando em Economia Política pelo Swiss Management Center.

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Lourival Souza

Lourival Souza é Presidente do Expresso Liberdade e colaborador da Associação Cultural São Thomas More.

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