Carregando Eventos

« Todos Eventos

  • Este evento já passou.

A Arte Moderna ou os Símbolos da Decadência: notas sobre a sensibilidade de nosso tempo, por Adonay Ramos Moreira

Maio 20 @ 3:00 pm - 5:00 pm

Livre

O mundo moderno não viu apenas ruírem os sonhos mais audaciosos e os esforços mais nobres da civilização ocidental. Ele também trouxe consigo a total descrença na beleza e no seu poder de transcendência, colocando em seu lugar a adoração ao feio e ao grotesco. Os velhos padrões artísticos que sempre orientaram a cultura e foram capazes de produzir as obras de todos os grandes mestres, de Leonardo da Vinci a Rembrandt, deram lugar à decadência e à baixeza. Sem Deus e sem transcendência, a arte moderna aos poucos foi se metamorfoseando em um conjunto de impressões vazias e de malabarismos teóricos, que não revelam senão a profunda pobreza de seus idealizadores. Exilado em um mundo que lhe é estranho, o homem moderno não encontrou mais na arte seu antigo poder de comunicação e de beleza, restando-lhe apenas a sombra gloriosa de seu passado, sobre a qual os novos artistas lançam seu manto de mediocridade e engano. E é na tentativa de entender as razões desse fenômeno que concentraremos nossos esforços, e assim entender o silêncio que paira sobre toda transcendência e toda beleza.

Sobre o palestrante

Adonay Ramos Moreira é formado em Filosofia pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA). É autor dos livros “Sentimentos” (Rio de Janeiro, 2011), “Poemas” (Rio de Janeiro, 2012), “O Livro dos Poemas Invisíveis”, (Rio de Janeiro, 2015) e vencedor do 35º Concurso Literário Cidade de São Luis, na categoria novela, com a obra “O Labirinto”, publicada em São Luis em 2015. Além da Filosofia, dedica-se ao estudo de Literatura e de Artes

Lourival Souza é presidente do Instituto Expresso Liberdade, colaborador da Associação Cultural São Thomas More, graduado em gestão financeira, tem experiência no mercado de investimentos e educação, é mestrando em Economia Política pelo Swiss Management Center e ex-presidente da Federação Maranhense de Empresas Juniores.

Comments

comments

Detalhes

Data:
Maio 20
Hora:
3:00 pm - 5:00 pm
Preço:
Livre
Evento Categoria:

Local

Sala 103, Ceuma III – CEUMA RENASCENÇA
Rua Josué Montello, 1
São Luís, Maranhão 65075-120 Brasil
+ Google Map

Comments

comments

Pular para a barra de ferramentas