Carregando Eventos
Encontre Eventos

Navegação dos eventos

Anteriores Eventos

Eventos Navegação por Lista

novembro 2015

Gabinete de Estudos Políticos – Conservadorismo

12/11/2015 @ 5:40 pm - 7:00 pm
UNDB,  Av. Colares Moreira, 443 - Renascença II
São Luis, Maranhão 65075-441 Brasil
+ Google Map

O encontro terá por base o tema Conservadorismo. O capítulo 10 do livro Como ser um Conservador, de Roger Scruton (Ed. Record) será a base das discussões, mas cada um poderá contribuir para o debate como achar mais apropriado, buscando referência a outras fontes. As discussões se desenvolvem ao estilo mesa-redonda. Entrada franca.

Leia mais »
maio 2016

Lançamento das atividades 2016 e painel sobre os fundamentos da crise brasileira

06/05/2016 @ 7:30 pm - 9:00 pm
Salão Nobre – Biblioteca José Sarney, Rua Josué Montello, 1 - Renascença II
São Luís - MA, 65075-120 Brasil
+ Google Map

Première de lançamento das atividades 2016, seguida do painel: O que aconteceu com o Brasil? Fundamentos econômicos, políticos e culturais da crise, por Lourival Souza, Diogo Gualhardo Neves e Elvis Amsterdã.

Leia mais »
junho 2016

O que aconteceu com o Brasil? Fundamentos econômicos, políticos e culturais da crise brasileira

13/06/2016 @ 8:00 am - 5:00 pm
Auditório CCSA UEMA, Cidade Universitaria Paulo Vi, S/N - Tirirical, Cidade Operária
São Luís, Maranhão 65055-310 Brasil
+ Google Map

O que aconteceu com o Brasil? Fundamentos econômicos, políticos e culturais da crise brasileira, por Lourival Souza, Diogo Gualhardo Neves e Elvis Amsterdã. Lourival Souza - Presidente do Expresso Liberdade, Diretor Cultural do Instituto Liberal do Nordeste (ILIN) e mestrando em Economia Política pela SMC University. Elvis Amsterdã – Diretor Acadêmico do Expresso Liberdade. Licenciado em Filosofia (UFMA). É professor universitário desde 2005, tendo passagens pela UFMA, UEMA, IFMA e SENAC. Diogo Gualhardo Neves - Bacharel em História pela Universidade…

Leia mais »
agosto 2016

Círculo de Palestras Carlos Alberto Nunes – O retorno à ordem: família, sociedade e economia

13/08/2016 @ 3:00 pm - 4:30 pm
Sala 104, Ceuma III – CEUMA Renascença

Que tipo de sociedade está de acordo com o homem e sua natureza: orgânica ou mecânica? Os últimos 200 anos vem evidenciaram um grande afastamento entre inteligência e moral. Se por um lado tivemos um grande progresso tecnológico-material, por outro, tivemos a popularização de barbáries como aborto, eugenia, totalitarismos, crescimento do estado criação. O que pavimentou o caminho para isso? Uma cosmovisão anti-humana. Os deveres, antes depositados na sociedade civil foram entregues aos governos. E que para retomada de uma…

Leia mais »
março 2017

A (Des)Educação Brasileira, por Dídimo Matos

março 18 @ 3:00 pm - 5:00 pm
Sala 104, Ceuma III – CEUMA Renascença
Livre

É constante a queda da qualidade da educação nacional. São constantes também às críticas ao sistema educacional e as promessas de investimento nesse setor. Por que tudo isso? O que acontece na educação nacional que mesmo com tantos investimentos continua em decadência? Há solução possível? Esses e outros assuntos correlatos serão o tema da nossa palestra, venha conversar conosco. Prof. Dídimo Matos - graduado e mestre em filosofia, doutorando em Geopolítica na Universidade de São Paulo, USP, Doutor em Educação…

Leia mais »

Em busca de sentido: Viktor Frankl e a Logoterapia

março 25 @ 3:00 pm - 5:00 pm
Sala 104, Ceuma III – CEUMA Renascença

Psicólogo, psiquiatra, filósofo e sobrevivente dos campos de concentração mais letais, Auschwitz e Dachau. O ex-prisioneiro nº 119.104, Viktor Frankl, um ser–humano maravilhoso, foi o pai da logoterapia, a cura através do sentido. Fonte: Obviousmag.org A Logoterapia, é uma psicoterapia fundamentada na busca de sentido. É um sistema teórico-prático de psicologia, criado pelo psiquiatra vienense Viktor Frankl, que se tornou mundialmente conhecido a partir de seu livro "Em Busca de Sentido" (Um Psicólogo no Campo de Concentração) no qual expõe…

Leia mais »
abril 2017

Revolução e Contra-Revolução

abril 1 @ 3:00 pm - 5:00 pm
Sala 104, Ceuma III – CEUMA Renascença

Revolução e Contra-Revolução, escrito por Plinio Corrêa de Oliveira, em 1959, é uma visão da crise contemporânea que vai muito além dos mais perspicazes analistas. A humanidade dos nossos dias encontra-se diante de um impasse: de um lado, parece estar marchando rumo a um progresso maravilhoso e indefinido, nos campos humanos e científico, cujos confíns não se consegue sequer vislumbrar, de outro lado, assiste-se a uma deteriorização abrumadora da civilização, do convivio social e das próprias condições de vida moderna…

Leia mais »

João Lisboa – Vida e Obra

abril 8 @ 3:00 pm - 5:00 pm
Sala 104, Ceuma III – CEUMA Renascença

João Francisco Lisboa, nascido em Pirapemas, Maranhão, em 1812, e falecido em Lisboa, em 1863, foi jornalista, historiador, Deputado provincial e membro da Academia Brasileira de Letras. Fundou e dirigiu, no Maranhão, vários jornais, dentre os quais o famoso Jornal de Timon (1852-), dedicado aos estudos políticos, principalmente de cunho eleitoral, à história do Brasil e à história do Maranhão. Até hoje, a obra é considerada única devido ao valor da análise crítica que comporta e à qualidade da sua…

Leia mais »
maio 2017

A Arte Moderna ou os Símbolos da Decadência: notas sobre a sensibilidade de nosso tempo, por Adonay Ramos Moreira

maio 20 @ 3:00 pm - 5:00 pm
Sala 103, Ceuma III – CEUMA RENASCENÇA, Rua Josué Montello, 1
São Luís, Maranhão 65075-120 Brasil
+ Google Map
Livre

O mundo moderno não viu apenas ruírem os sonhos mais audaciosos e os esforços mais nobres da civilização ocidental. Ele também trouxe consigo a total descrença na beleza e no seu poder de transcendência, colocando em seu lugar a adoração ao feio e ao grotesco. Os velhos padrões artísticos que sempre orientaram a cultura e foram capazes de produzir as obras de todos os grandes mestres, de Leonardo da Vinci a Rembrandt, deram lugar à decadência e à baixeza. Sem…

Leia mais »
julho 2017

O Jardim das Aflições, por Ricardo de Carvalho

julho 1 @ 3:00 pm - 5:00 pm
Sala 104, Ceuma III – CEUMA Renascença,

Sobre a palestra O jardim das aflições: de Epicuro à ressurreição de César : ensaio sobre o materialismo e a religião civil. A tese fundamental deste monumental ensaio é a de que a história do ocidente é marcada pela ideia de Império e de suas sucessivas tentativas de reestruturação; mesmo com roupagens diferentes, há sempre o mesmo objetivo: ampliar os domínios do Império até os limites do mundo visível. Essa é talvez a obra mais comentada e menos encontrada de…

Leia mais »
+ Exportar Eventos
Pular para a barra de ferramentas