Cinco anos de Expresso Liberdade, uma retrospectiva.

Hoje completamos cinco anos do inicio oficial de nossas atividades, muita coisa importante aconteceu neste período. E para contar um pouco dessa história, preparei uma pequena retrospectiva com alguns acontecimentos de destaque.

 

ideia

Nos inspiramos nos think tanks de base estadual, pois acreditamos que as nossas ideias só fazem sentido quando cristalizadas em propostas em para a realidade local.

 

A primeira marca

Conhecendo o excelente trabalho de Caroline Rêgo (diretora de arte da Resistência Cultural), convidamos para criar nossa identidade visual. Ela criou a primeira e a segunda que usamos até hoje.

Primeira logomarca. Usada em 2012/2013.

 

O surgimento e o lançamento 

As articulações se iniciaram em meados de 2011 e o grupo foi formado em março de 2012. A partir daí, as atividades foram sendo organizadas, dentre elas, o lançamento. A solenidade foi realizada dia 08 de setembro de 2012 no Grand São Luís Hotel.  Para a palestra de lançamento convidamos S.A.I.R. Dom Bertrand de Orleans e Bragança, príncipe da família imperial brasileira e figura admirada por todos os fundadores, que proferiu a palestra Liberdade, Propriedade e Vida no Brasil.

 

 

Nossos fundadores acompanhados de Frei Waldo e Dom Bertrand de Orleans e Bragança. Da esq. para dir: Rafaela Jacinto, Fábio Barbosa, José Lorêdo Filho, Lourival Souza, Rafael Gomes, Bruno Tupinambá e Paulo Silva.

O primeiro livro

A Livraria Resistência Cultural Editora, nossa apoiadora desde sempre, foi escolhida para abrigar nosso selo editorial. E por meio dela, surgiu o convite para co-editarmos a coletânea de frases de Roberto Campos, um grande intelectual brasileiro. A obra foi lançada em 2014, o tour incluiu São Paulo e Rio de Janeiro.

 

Palestra no Círculo de Estudos Políticos na PUC

Por ocasião de uma visita a São Paulo,  o Círculo de Estudos Políticos – projeto ligado ao Instituto de Formação e Educação – nos convidou para proferir uma palestra. O círculo sempre produziu excelente material, foi uma honra fazer parte.

 

 

Entrevista no Podcast do IMB

O podcast do Intituto Mises Brasil, aprestando por Bruno Garschagen, sempre fez ótimas entrevistas com os nomes em atividade pelas ideias de liberdade. A edição 147  foi a nossa vez.

 

IMIL na Sala de Aula

Através do Instituto Millennium realizamos três eventos de bastante sucesso com a presença de Flávio Morgenstern, Rodrigo Constantino e Flavio Schmitz.

 

 

Lançamento do livro Esquerda Caviar e do Instituto Liberal do Nordeste.                                         Da esq para dir:  Fábio Pereira (Expresso Liberdade), Rodrigo Constantino e Rodrigo Marinho.

 

Auditório lotado na UNDB.

 

Flávio Morgestern e Wilson Bello, coordenador do Gabinete de Estudos Políticos.
Escola Austríaca na UFMA

 

Gabinete de Estudos Políticos

O Gabinete de Estudos Políticos é a atividade permanente mais antiga apoiada por nós. Surgiu em 2013 na UNDB e tem por fim discutir o pensamento político liberal e conservador.

 

Fundado em 2013. Está até hoje em funcionamento na UNDB. É aberto ao público.

 

Defenda-se Já

Em 2015 realizamos o “Defenda-se já”, painel sobre o desarmamento que contou com a participação de diversas autoridades, dentre elas, Bene Barbosa, presidente do Movimento Viva Brasil. O evento foi sucesso e chamou muita atenção.

 

 

Círculo do Palestras Carlos Alberto Nunes

O projeto, inicialmente chamado João Lisboa, está ativo desde 2015 com palestras na área de economia, política e cultura. Funciona aos sábados no CEUMA – Renascença.

Você pode assistir as palestras clicando aqui.

 

Participação no I Encontro da Juventude Conservadora

O evento foi realizado pelo grupo Carcarás e deveria ser para um público de 50 pessoas, mas a perseguição por parte de setores da esquerda na UFMA fez toda a publicidade. Resultado: lotou o principal auditório da universidade, 500 lugares.

 

Por fim, em nome do Expresso Liberdade agradeço a todos que colaboraram para o sucesso de nossas atividades. Muita coisa vem por aí!

Lourival Souza é presidente do Instituto Expresso Liberdade, colaborador da Associação Cultural São Thomas More, graduado em gestão financeira, tem experiência no mercado de investimentos e educação, é mestrando em Economia Política pelo Swiss Management Center e ex-presidente da Federação Maranhense de Empresas Juniores.

Comments

comments

Lourival Souza

Lourival Souza é presidente do Instituto Expresso Liberdade, colaborador da Associação Cultural São Thomas More, graduado em gestão financeira, tem experiência no mercado de investimentos e educação, é mestrando em Economia Política pelo Swiss Management Center e ex-presidente da Federação Maranhense de Empresas Juniores.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para a barra de ferramentas