Acadêmicos

O corpo de colabores acadêmicos do Expresso Liberdade é formado, em sua maioria, por mestres e doutores, além especialistas de destaque em várias áreas.

Adolfo  Adolfo Sachsida

Doutorado em Economia. Realizou seu pós-doutorado com o Professor Walter Enders na University of Alabama. Lecionou economia na University of Texas – Pan American e foi consultor short-term do Banco Mundial para Angola.  Pesquisador da Diretoria de Macroeconomia do IPEA. Tem experiência na área de Macroeconomia, com ênfase em Modelos Econométricos. Sua principal área de pesquisa refere-se ao uso de modelos econométricos para a resolução de questões econômicas. Publicou vários artigos nacional e internacionalmente, sendo de acordo com Faria et al (2007) um dos pesquisadores brasileiros mais produtivos na área de economia. Atualmente esta pesquisando sobre: 1) A qualidade da política fiscal e monetária no Brasil; e 2) Fatores determinantes da violência urbana. Saiba mais.

 Bene Bene Barbosa

Bacharel em Direito pela Universidade Paulista. Especialista em Segurança Pública. Foi professor e consultor por vários anos. É desde 2004 presidente do Movimento Viva Brasil. É co-autor do livro Mentiram para mim sobre o desarmamento.

Bruno Bruno Garschagen

Bacharel em Direito, Mestre em Ciência Política e Relações Internacionais pela Universidade Católica Portuguesa e Universidade de Oxford (visiting student). É autor contratado da Editora Record para publicação de um livro sobre política brasileira em 2014 e seu livro sobre utopia política será publicado pela editora É Realizações (SP) em 2015.

Professor de Ciência Política e empreendedor intelectual, é membro do conselho editorial da revista acadêmica MISES, podcaster do Instituto Ludwig von Mises Brasil, especialista do Instituto Millenium, coautor do blog português O Insurgente e mantém seu próprio blog (www.brunogarschagen), no qual trata de filosofia política, política, relações internacionais, economia e cultura.

Traduziu, em parceria, O Fim do FED – Por que Acabar com o Banco Central, de Ron Paul, e Uma Teoria do Socialismo e do Capitalismo, de Hans-Hermann Hoppe. É autor do texto de apresentação de Os Caminhos para a Modernidade: os Iluminismos Britânico, Francês e Americano, da historiadora Gertrude Himmelfarb, e escreveu o prefácio de O que é o Conservadorismo, do filósofo político inglês Roger Scruton (no prelo). Fez a revisão técnica de Conflito de Visões, do Thomas Sowell, e a adaptação para o português do Brasil de Socialismo, Cálculo Econômico e Função Empresarial, de Jesús Huerta de Soto.

Proferiu palestras sobre temas de política, relações internacionais, cultura e economia na Europa, África e Brasil. Foi colunista da revista portuguesa Atlântico e do jornal português i, ambos de Lisboa, e já publicou artigos nos jornais O Globo e Folha de S. Paulo. Tem concedido regularmente entrevistas para jornais, revistas e emissoras de rádio do Brasil e de Portugal, além de ter atuado como jornalista e colaborador de importantes publicações brasileiras como Gazeta Mercantil, Jornal do Brasil, Valor Econômico, Folha de São Paulo, revista Primeira Leitura, site No Mínimo.

É autor do best seller Pare de Acreditar no Governo. Por que os Brasileiros não Confiam nos Políticos e Amam o Estado

Saiba mais.

Douglas Douglas Cavalheiro

Licenciado em Filosofia, e mestrando em Filosofia Política pela UFRN. É fundador e diretor do Jornal O Coyote.

Fabiano Fabiano Lopes

Contador, Bacharel em Direito, Mestre em Administração e Controladoria. Especialista nas áreas de Auditoria, Controladoria, Direito Processual Civil e Direito Tributário. Coordenador do Grupo de Pesquisa de orçamento tributação e finanças. Saiba mais.

Gabriel Gabriel Zanotti

Licenciado em Filosofia pela Universidade del Norte Santo Tomás de Aquino (UNSTA) e doutor em Filosofia, Universidade Católica Argentina (UCA). Membro do Departamento de Investigaciones da Fundación Hayek; Diretor Acadêmico do Instituto Acton Argentina. Professor titular de Epistemologia da Comunicação Social da Universidade Austral. Professor de Filosofia das Ciências na UNSTA. Professor de Metafísica na UNSTA. É autor de 16 livros, entre eles Epistemología da economía (PUC- RGS, Porto Alegre, 1997). Saiba mais.

Guillermo2 Guillermo Covernton

Doutor em Economia.  Diretor acadêmico da Fundacion Bases, professor de Macroeconomia, finanças públicas, Economia política e microeconomia da  Pontificia Universidad Católica Argentina e sócio fundador da Estudio Covernton. Saiba mais.

Leonardo Leonardo Bento

Bacharel, Mestre e Doutor em Direito. Atua em transparência pública, acesso à informação, corrupção e Direito Administrativo. Integra o Gabinete de Estudos Políticos. Saiba mais.

Nivaldo Nivaldo Cordeiro

Economista, mestre em Administração e ex-professor universitário. É autor de Grandes Perigos, o próximo lançamento da Livraria Resistência Cultural EditoraSaiba mais.

Ricardo Ricardo Vélez Rodriguez

Licenciado em Filosofia pela Universidade Pontifícia Javeriana de Bogotá. Mestre em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Doutor em Filosofia pela Universidade Gama Filho do Rio de Janeiro (Área de concentração: Filosofia luso-brasileira, 1982). Pesquisa de Pós-Doutorado realizada no Centro de Pesquisas Políticas Raymond Aron, Paris (Tema da pesquisa: “Tocqueville au Brésil”, 1994-1996). Possui 22 livros pulicados.

Rodrigo Rodrigo Marinho

Bacharel em Direito, mestre em Direito Constitucional, presidente do Instituto Liberal do Nordeste (ILIN) e conselheiro do instituto Mises Brasil.  É autor do livro A Desconsideração da Personalidade Jurídica na Justiça do Trabalho – uma nova abordagem.

Ubiratan Ubiratan Iorio

Doutor em Economia. Professor Associado do Departamento de Análise Econômica da UERJ; Diretor Acadêmico do Instituto Ludwig von Mises Brasil; Editor-Chefe de MISES: Revista Interdisciplinar de Filosofia, Direito e Economia; Presidente-Executivo (CEO) do Centro Interdisciplinar de Ética e Economia Personalista (CIEEP); Professor Visitante da Scuola di Liberalismo e Membro do Corpo Editorial da Rivista Liber@mente, da Fondazione Vincenzo Scoppa, de Catanzaro, Itália; Conselheiro do Instituto Federalista; Membro do Scientific Board da book chain “Il Liberalismo delle Regole”, Vice-Presidente Executivo da Revista Communio (Brasil); membro do Conselho Empresarial de Ética da Associação Comercial do Rio de Janeiro; Sócio Honorário da Associazione Culturale Ludwig von Mises Italia; Corresponding Fellow do Tocqueville-Acton Centro Studi e Documentazione (Itália). Saiba mais.

Wilson Wilson Bello

Economista, Bacharel em Direito, Mestre e Doutor em Políticas Públicas. É coordenador do Gabinete de Estudos Políticos da UNDB. Saiba mais.

Pular para a barra de ferramentas